Nível do Guaíba sobe e pode atingir cota de alerta neste fim de semana
A possível elevação está diretamente ligada à intensidade das chuvas nas bacias dos rios Taquari, Jacuí, Caí e Sinos, cujas águas deságuam no Guaíba e influenciam seu nível
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, pode alcançar a cota de alerta de 3,15 metros neste fim de semana, segundo projeções divulgadas nesta quarta-feira (18) pelo Grupo de Pesquisas Hidrologia de Grande Escala (HGE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A estimativa considera o grande volume de chuvas que atinge o Estado nos últimos dias.
Na manhã desta quinta-feira (19), por volta das 8h15min, a régua da Usina do Gasômetro registrava 2,46 metros. No pior cenário projetado pelos pesquisadores, o Guaíba poderia atingir cerca de 3,50 metros — a apenas 10 centímetros da cota de inundação, fixada em 3,60 metros.
A possível elevação está diretamente ligada à intensidade das chuvas nas bacias dos rios Taquari, Jacuí, Caí e Sinos, cujas águas deságuam no Guaíba e influenciam seu nível.
A Prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta para os moradores da Região das Ilhas, onde a cota de inundação pode ser superada nos próximos dias, caso as precipitações permaneçam intensas. As autoridades seguem monitorando a situação e recomendam atenção redobrada para as populações ribeirinhas.