Zelensky diz que conversas trilaterais sobre guerra foram 'construtivas'
Reunião em Abu Dhabi contou com participação de ucranianos, russos e americanos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (24) que o segundo dia de conversas trilaterais sobre a guerra no leste europeu, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi "construtivo".
O mandatário destacou que a reunião envolvendo Estados Unidos, Rússia e Ucrânia foi marcada por "muita discussão" sobre o conflito. Além disso, Zelensky demonstrou disposição para que as negociações sejam retomadas já na próxima semana.
"As partes concordaram em apresentar um relatório e coordenar os próximos passos com os líderes. Os representantes militares identificaram uma lista de questões para uma possível nova reunião. Caso haja disposição para avançar, novos encontros poderão ser realizados, possivelmente já na próxima semana", escreveu o chefe de Estado ucraniano em suas redes sociais.
Zelensky acrescentou que as discussões giraram em torno dos "possíveis parâmetros para o fim da guerra" e agradeceu aos Estados Unidos pela supervisão da cúpula trilateral.
"O lado americano levantou a questão dos possíveis formatos para formalizar os parâmetros para o fim da guerra, bem como as condições de segurança necessárias para alcançar esse objetivo", explicou o presidente ucraniano.
Apesar das conversas em direção a uma possível solução diplomática, um intenso bombardeio russo na Ucrânia deixou ao menos um morto e 27 feridos em Kiev e Kharkiv, segundo autoridades locais. Na capital, foram registrados danos em cinco bairros, com incêndios e a quebra das janelas de uma clínica particular, de acordo com o prefeito Vitali Klitschko. .