Xi Jinping diz que Índia e China são "amigas e parceiras"
O presidente chinês, Xi Jinping, disse que China e Índia são "boas vizinhas, amigas e parceiras" ao parabenizar a presidente Droupadi Murmu pelo Dia da República da nação sul-asiática, informou a agência de notícias oficial Xinhua na segunda-feira.
Xi disse que, no ano passado, as relações entre a China e a Índia continuaram a melhorar e a se desenvolver e são de "grande importância para manter e promover a paz e a prosperidade no mundo", segundo a Xinhua.
Xi disse que a China sempre acreditou que ser "boas vizinhas, amigas e parceiras" é a escolha certa tanto para a China quanto para a Índia.
Ele se referiu à China e à Índia como "o dragão e o elefante dançando juntos", de acordo com a Xinhua.
Xi afirmou esperar que os dois lados ampliem os intercâmbios e a cooperação e atendam às preocupações de cada uma para promover relações saudáveis e estáveis.
Os vizinhos asiáticos com armas nucleares compartilham uma fronteira de 3.800 km que é mal demarcada e tem sido disputada desde a década de 1950.
Os laços entre os países foram abalados por um confronto em 2020, no qual 20 soldados indianos e quatro chineses morreram em um combate corpo a corpo. Depois disso, a fronteira do Himalaia foi fortemente militarizada por ambos os lados.
Os dois países começaram a melhorar os laços no ano passado, depois de realizar uma série de visitas bilaterais de alto nível.
Os voos diretos foram retomados em 2025, à medida que os dois países intensificaram os fluxos de comércio e investimento no contexto da política externa combativa do presidente dos EUA, Donald Trump.