PUBLICIDADE

Mundo

Visita de Macron marca aprofundamento de relação Brasil-França

Presidente francês e Lula visitaram ilha no Pará

26 mar 2024 - 19h18
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários

-  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo francês, Emmanuel Macron, visitaram nesta terça-feira (26) a Ilha de Combu, perto de Belém, capital do Pará, no âmbito de uma viagem que deve aprofundar as relações entre os governos de Brasília e Paris.

Lula comentou nas redes sociais que a visita ao Pará, na região amazônica, marcou o "início de uma viagem de três dias do presidente francês pelo Brasil?, em uma agenda que também passará por outros estados.

Os mandatários, juntamente com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o governador paraense, Helder Barbalho (MDB), e vários funcionários, chegaram por volta das 18h (horário de Brasília) à Ilha do Combu, onde visitaram a fábrica de chocolates Filha do Combu, de dona Nena, considerada um exemplo de bioeconomia na região.

A Ilha do Combu é um paraíso de mata virgem que fica a um quilômetro da capital, onde será sediada a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025.

Na ilha, a agenda de Macron também previu a condecoração do cacique caiapó Raoni com a máxima honraria do governo francês.

Os dois líderes também já assinaram a declaração conjunta "Chamado França-Brasil à ambição climática de Paris a Belém e além".

Neste documento, os mandatários "comprometeram-se a trabalhar em âmbito bilateral e multilateral para tornar a ação contra a mudança climática uma prioridade estratégica".

"A fim de concretizar a aspiração de tornar a ação contra a mudança climática um elemento central da Parceria Estratégica, os presidentes (...) de Brasil e França mobilizarão seus parceiros em torno do objetivo de aumentar a ambição dos compromissos até a COP30", acrescenta o documento.

    .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade