PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

UE pede que países evitem fechamento unilateral de fronteiras

Bloco pede que não haja 'segunda onda de ações não coordenadas'

10 ago 2020 - 12h54
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia emitiu um comunicado para todos os países-membros para que não haja "uma segunda onda de ações não coordenadas" sobre o fechamento das fronteiras internas como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Imagem da fronteiras entre França e Espanha
Imagem da fronteiras entre França e Espanha
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a carta, obtida pela agência Associated Press, o órgão informa que entende que é preciso "assegurar" que não haja uma nova onda de casos de Covid-19, mas que é preciso "evitar restabelecer restrições ineficazes e controles nas fronteiras internas", sendo necessário tomar "medidas coordenadas e proporcionais baseadas em evidências científicas".

O alerta vem em um momento em que diversos governos da União Europeia começaram a impor quarentenas para regiões europeias específicas, onde há novos focos da doença, como no caso de Alemanha e Espanha.

A União Europeia decretou o fechamento das fronteiras em 17 de março, quando diversos países já tinham anunciado a medida de maneira unilateral. À época, a restrição foi dada para evitar que os casos se espalhassem, pois os países tinham níveis diferentes de disseminação da Covid-19.

No dia 15 de junho, essas regras de circulação caíram e, no dia 1º de julho, a União Europeia publicou a primeira lista de países terceiros que poderiam visitar os países do bloco econômico. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade