PUBLICIDADE

Mundo

UE leva França, Alemanha e outros a tribunal para cobrar respeito pela qualidade do ar

17 mai 2018 - 09h39
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia levará França, Alemanha, Hungria, Itália, Romênia e Reino Unido ao Tribunal de Justiça da União Europeia por não respeitarem os limites de qualidade do ar, informou o Executivo do bloco nesta quinta-feira.

Carros em rua de Berlim 22/02/2018 REUTERS/Fabrizio Bensch
Carros em rua de Berlim 22/02/2018 REUTERS/Fabrizio Bensch
Foto: Reuters

A medida ocorre após uma cúpula em janeiro na qual a Comissão disse que endurecerá com países-membros que ainda estão descumprindo metas climáticas adotadas em 2005 e 2010. 

França, Alemanha e Reino Unido serão levados à corte por não terem cumprido os limites de emissão de dióxido de nitrogênio (NO2), enquanto Hungria, Itália e Romênia não alcançaram os padrões exigidos de níveis de material particulado.

"A Comissão teve que concluir que, no caso dos seis Estados-membros, as medidas adicionais propostas não são suficientes para se cumprir os padrões de qualidade do ar o mais cedo possível", disse o comissário do Meio Ambiente da UE, Karmenu Vella, em uma coletiva de imprensa.

Espanha, Eslováquia e República Tcheca escaparam do tribunal prometendo medidas que lhes permitirão cumprir as regras de qualidade do ar do bloco, acrescentou Vella.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade