Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tsunami? Nevoeiro em Portugal confunde banhistas

Grossa camada de nuvens se aproximou do litoral português neste fim de semana

1 jul 2025 - 17h18
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários
'Nuvem rolo' assusta banhistas de praias em Portugal :

Os moradores da região de Torreira, no litoral oeste de Portugal, tomaram um susto no último domingo, 29, quando se depararam com um evento climático raro na praia.

As nuvens se acumularam no horizonte como uma espécia de onda gigante que, segundo Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia da TempoOK, pode ser facilmente confundida com uma "nuvem rolo", como registrada em Figueira da Foz, uma praia mais ao sul do país que teve outras características.

"A nuvem rolo precisa de um contrastre de temperatura suficiente para fazer com que os ventos subam em formato circular, o que acaba condensando a umidade no formato de rolo", explicou a especialista ao Terra.

Em Torreira, porém, se tratava apenas de um acúmulo de nuvens stratus que ficou à beira do mar. O que difere as duas situações é, especialmente, a origem e a densidade da nuvem.

Registro de nevoeiro na praia de Torreira em Portugal
Registro de nevoeiro na praia de Torreira em Portugal
Foto: Meteo Trás os Montes / Reprodução

Portugal tem registrado recordes de temperatura em diversas cidades devido à onda de calor que vem tomando conta de região mais ao sul da Europa.

"A nuvem stratus pode se formar por perda de calor, condensação por levantamento ou contraste de temperatura entre uma região fria e quente", falou Maria Clara.

De acordo com a especialista do TempoOK, a causa mais provável para a formação das nuvens stratus na região é a diferença de temperatura do alto mar e a costa e até mesmo o excesso de umidade na região.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade