PUBLICIDADE

Mundo

Trump exige que Irã negocie sobre programa nuclear e diz que não pode descartar ação militar

9 mai 2019 - 20h55
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que a liderança do Irã se reúna e converse com ele sobre a interrupção do programa nuclear de Teerã, e disse que não podia descartar um confronto militar dadas as tensões entre os dois países. 

Presidente dos EUA, Donald Trump, responde a perguntas de jornalistas na Casa Branca
09/05/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, responde a perguntas de jornalistas na Casa Branca 09/05/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Em uma entrevista coletiva imprevista na Casa Branca, Trump se recusou a dizer o que o levou a destacar o grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln para a região do Irã diante do que foi descrito como "ameaças não especificadas". 

"Temos informações que não queremos falar sobre", disse Trump. "Eles foram muito ameaçadores e temos uma forte segurança para esse país e para muitos outros lugares". 

Trump foi perguntado sobre se havia riscos de confrontos militares com a presença das forças norte-americanas na área. 

"Eu acredito que você pode dizer isso sempre, não é? Eu não quero dizer que não, mas espero que não aconteça. Temos um dos mais poderosos navios do mundo e que está carregado, e não queremos ter que fazer nada", disse. 

Trump expressou uma disposição em se encontrar com líderes iranianos que recusaram no passado, e renovou a proposta ao falar a jornalistas. 

"O que eles deveriam estar fazendo é me ligando, sentar para conversar. Podemos fazer um acordo, um acordo justo. Só não queremos que eles tenham armas nucleares - não é pedir muito. E ajudaríamos eles a voltarem à uma excelente forma."

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade