Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que Machado não deveria ter vencido Nobel da Paz

Presidente nega relação entre prêmio e falta de apoio à opositora

7 jan 2026 - 09h32
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desmentiu uma reportagem publicada no Washington Post, segundo a qual, ele teria descartado María Corina Machado para o governo da Venezuela por ela ter vencido o Prêmio Nobel da Paz, honraria que ele almejava. No entanto, o republicano confirmou que a líder da oposição não deveria ter sido premiada.

Trump confirmou que Machado não deveria ter recebido o Nobel da Paz 2025
Trump confirmou que Machado não deveria ter recebido o Nobel da Paz 2025
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Ela não deveria tê-lo vencido. Mas isto não tem nada a ver com a minha decisão" sobre quem irá comandar Caracas após a deposição de Nicolás Maduro, afirmou Trump.

A reportagem publicada na segunda-feira (5) citou duas fontes próximas à Casa Branca que garantiram que o chefe de Estado americano teria desistido de cotar o nome de Machado para a presidência venezuelana por ela ter aceitado receber, em dezembro, o Nobel da Paz de 2025.

De acordo com o Washington Post, ainda que a opositora de Maduro tenha dedicado a honraria a Trump, o fato de aceitar a nomeação "foi um grave pecado".

"Se ela tivesse negado [receber o Nobel da Paz] e tivesse dito: 'Não posso aceitá-lo porque é de Trump', hoje ela seria a presidente da Venezuela", explicou uma fonte.

Por sua vez, em entrevista à Fox News nesta terça-feira (6), Machado afirmou que não fala com o mandatário americano desde outubro.

"Falei com o presidente Trump em 10 de outubro, data em que o Nobel foi anunciado, e, desde então, não nos falamos mais", declarou Machado, que deixou a Venezuela em uma operação secreta em 9 de dezembro para receber o Nobel da Paz em Oslo, na Noruega. Como não chegou a tempo, sua filha, Ana Corina Sosa Machado, representou a mãe na cerimônia de premiação no dia 10 daquele mês.  

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade