Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Trump diz que guerra com Irã terminará após eleições de novembro; houthis se aproximam de estreito estratégico

10 set 2026 - 08h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Donald Trump afirmou que a guerra com o Irã deve acabar após as eleições de novembro, acusando Teerã de influenciar a votação em meio à sua baixa popularidade e à alta do petróleo, acima de US$ 100. Apesar do otimismo do presidente, assessores alertam para um conflito prolongado até 2029. As tensões escalam com ataques mútuos a petroleiros, ameaças dos EUA a instalações nucleares iranianas e o avanço dos houthis sobre o estratégico Estreito de Bab el-Mandeb, prejudicando o fluxo marítimo global.

O ‌presidente Donald Trump afirmou que espera que a guerra com o Irã termine após as eleições de novembro nos EUA e ameaçou novamente atacar uma instalação ligada ao programa nuclear da República Islâmica, depois que os dois lados lançaram sua maior onda de ataques à navegação desde o início da guerra.

Presidente dos EUA, Donald Trump, em Dallas
  9 de setembro de 2026   REUTERS/Evan Vucci
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Dallas 9 de setembro de 2026 REUTERS/Evan Vucci
Foto: Reuters

As tensões na região estão elevadas, com as autoridades de defesa civil da ⁠Arábia Saudita emitindo, nesta quinta-feira, alertas de emergência na cidade de Khamis Mushait, no sudoeste do ‌país, pela quarta vez em 24 horas, à medida que se intensificavam os confrontos com os houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã.

Os houthis estavam cada vez mais próximos de obter ‌maior controle sobre o Estreito de Bab el-Mandeb, a saída ‌sul do Mar Vermelho e uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, segundo ⁠quatro fontes militares do governo iemenita.

Os preços do petróleo Brent oscilaram acima de US$100 por barril, já que as rotas de abastecimento tanto pelo Estreito de Ormuz quanto pelo Mar Vermelho continuavam fortemente interrompidas.

O Irã afirmou ter atacado 10 navios perto da via navegável na quarta-feira, depois que os EUA afundaram cinco petroleiros iranianos — o mais recente de uma série de ataques de ‌retaliação que indicam poucas chances de um fim iminente das hostilidades.

PRAZOS PARA O FIM DA GUERRA

A ‌guerra e o subsequente aumento ⁠nos preços dos combustíveis ⁠contribuíram para levar a popularidade de Trump a níveis recordes de baixa. O presidente afirmou que Teerã estava ⁠tentando influenciar as eleições de meio de mandato ‌em novembro nos EUA que determinarão ‌se seu Partido Republicano manterá o controle do Congresso.

"Acho que a guerra vai acabar imediatamente após a eleição, porque eles não aguentam mais. Estão desesperados para tentar influenciar a eleição", disse Trump a repórteres na quarta-feira.

Trump já havia estabelecido prazos para o fim ⁠da guerra anteriormente.

O Wall Street Journal informou depois que assessores de alto escalão da Casa Branca, incluindo o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio, alertaram Trump em particular que o conflito poderia se estender pelo restante de seu mandato, que termina em janeiro de 2029. A Reuters não conseguiu verificar a ‌informação imediatamente.

Trump também disse que os EUA podem atacar a Montanha Pickaxe, no Irã — um local fortificado que abriga dois complexos de túneis profundamente enterrados, próximos à instalação danificada de ⁠enriquecimento de urânio de Natanz.

"Percebemos que há um pouco de atividade em Pickaxe. Aconselho o Irã a não se achar esperto, pois teremos que atacá-los com muita força", declarou Trump em um discurso na convenção republicana de meio de mandato. Trump vem ameaçando ataques à Montanha Pickaxe desde, pelo menos, meados de julho.

EUA e Israel lançaram ataques militares contra o Irã em fevereiro, em parte devido às preocupações com o programa nuclear de Teerã.

O Irã afirma que suas atividades nucleares têm fins pacíficos.

Nas últimas semanas, Washington havia citado um sucesso crescente na condução de petroleiros pelo Estreito de Ormuz, que transportava cerca de um quinto do abastecimento global de petróleo antes da guerra. Mas a retomada dos combates neste mês parece ter atrasado essa reabertura gradual. Apenas sete embarcações transitaram pelo estreito na quarta-feira, metade da média de 10 dias, segundo dados preliminares de rastreamento de navios divulgados na quinta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra