Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que Venezuela não dá à China um precedente sobre Taiwan, mas "depende" de Xi

8 jan 2026 - 19h49
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "depende" do presidente chinês, Xi Jinping, o que a China fará em relação a Taiwan, mas que ele ficaria "muito infeliz" com uma mudança no status ‌quo, de acordo com uma entrevista publicada pelo New York Times nesta quinta-feira.

"Ele (Xi) considera Taiwan como ‌parte da China, e cabe a ele decidir o que fazer", disse Trump ao jornal em uma entrevista realizada na quarta-feira.

"Mas eu disse a ele que ficaria muito infeliz se ele fizesse isso, e não acho que ele fará isso. Espero que ele não faça isso."

Trump fez os ‍comentários no contexto de uma conversa sobre as lições que Xi poderia tirar da audaciosa operação militar de Trump na Venezuela.

O presidente republicano disse que não considerava as situações análogas porque Taiwan não representava o mesmo tipo de ameaça para a China que ‌ele disse que o governo de Nicolás Maduro representava para os ‌Estados Unidos.

Ele também repetiu sua crença de que Xi não faria nenhum movimento contra Taiwan durante seu mandato, que termina em 2029.

"Ele pode fazer isso depois que tivermos um presidente diferente, mas não acho que ele fará isso comigo como presidente", disse Trump.

O governo Trump disse em um documento de estratégia no ano passado que pretende evitar conflitos com a China em relação a Taiwan e ao Mar do Sul da China, aumentando o poder militar dos EUA e de seus aliados.

A China considera Taiwan, um país democraticamente governado, como seu, e Pequim nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle. Taiwan rejeita as reivindicações de Pequim.

"A questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China, e como resolvê-la é uma questão puramente dentro dos direitos soberanos da China", disse Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China em Washington.

Os Estados Unidos não têm laços diplomáticos formais com Taiwan, mas Washington é o mais importante apoiador internacional da ilha e é obrigado por lei a ‌fornecer a Taiwan os meios para se defender. Essa questão tem sido um ponto de atrito nas relações entre EUA e China há anos.

Trump tem evitado, em grande parte, dizer diretamente como responderia a um aumento nas tensões sobre a ilha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade