Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump dá ao Hamas até domingo para chegar a um acordo sobre Gaza

Presidente dos EUA disse que esta é a 'última chance' do grupo

3 out 2025 - 11h31
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Foto:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu ao Hamas até 18h (19h, horário de Brasília) de domingo, 5, para chegar a um acordo sobre seu plano para o futuro de Gaza, chamando-o de última chance para o grupo militante palestino.

"Um acordo deve ser alcançado com o Hamas até domingo, às 18 horas, horário de Washington, D.C.", escreveu Trump nesta sexta-feira, 3, na rede Truth Social. "Todos os países assinaram! Se esse acordo de ÚLTIMA CHANCE não for alcançado, todo o INFERNO, como ninguém jamais viu antes, se desencadeará contra o Hamas."

Questionado se seu grupo havia finalizado sua resposta ao plano de Trump para Gaza, um representante do Hamas disse à Reuters na noite de quinta-feira, 2: "Ainda não, discussões intensas estão em andamento".

O representante disse que o Hamas havia mantido conversas com mediadores árabes, a Turquia e facções palestinas para moldar "a resposta palestina". Trump havia dito na terça-feira, 30, que daria ao Hamas de três a quatro dias para aceitar o documento de 20 pontos, que pede ao grupo que se desarme — uma exigência que o grupo já havia rejeitado.

O plano especifica um cessar-fogo imediato, a troca de todos os reféns mantidos pelo Hamas por prisioneiros palestinos mantidos por Israel, uma retirada israelense gradual de Gaza, o desarmamento do Hamas e a introdução de um governo de transição liderado por um organismo internacional.

O presidente dos EUA, cada vez mais frustrado por não ter conseguido um cessar-fogo, descreveu o Hamas como uma "ameaça implacável e violenta no Oriente Médio", que recebeu pesadas represálias por seu ataque a Israel em 7 de outubro de 2023.

Em sua publicação no Truth Social, Trump disse que os militantes remanescentes do Hamas em Gaza estão presos e "serão caçados e mortos" sem um acordo, e alertou os "palestinos inocentes" para que partissem para áreas seguras de Gaza, sem especificar onde isso aconteceria.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade