PUBLICIDADE

Mundo

Trump ataca FBI e Departamento de Justiça em reação a inquérito sobre a Rússia

2 fev 2018 - 15h11
(atualizado em 3/2/2018 às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a integridade do FBI e do Departamento de Estado nesta sexta-feira, em confronto a respeito da provável aprovação da Casa Branca à divulgação de um memorando republicano secreto que alega que o FBI trata Trump de maneira tendenciosa em seu inquérito sobre a Rússia.

Trump durante evento em White Sulphur Springs
 1/2/2018   REUTERS/Jonathan Ernst
Trump durante evento em White Sulphur Springs 1/2/2018 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Trump, que há tempos expressa revolta com a investigação, acusou as principais autoridades de cumprimento da lei do país - algumas das quais ele mesmo nomeou - de politizarem investigações a favor dos democratas e contra seus correligionários republicanos.

O presidente vem se queixando repetidamente do tratamento dos investigadores federais que analisam um possível conluio entre a campanha de Trump e a Rússia para influenciar a eleição presidencial de 2016 e quaisquer ações para impedir a investigação.

"A principal liderança e investigadores do FBI e o Departamento de Justiça politizaram o processo investigativo sagrado a favor dos democratas e contra os republicanos - algo que teria sido impensável pouco tempo atrás", tuitou Trump, que elogiou "funcionários de carreira" da Polícia Federal dos EUA.

Sua investida mais recente certamente piorará as relações já desgastadas com agências que deveriam ser politicamente independentes. Dois dias atrás, em uma repreensão rara ao presidente e aos republicanos do Congresso que estão pressionando pela publicação do memorando confidencial, o FBI disse ter "grandes preocupações com omissões palpáveis de fatos" no documento e que ele não deveria vir a público.

O Departamento de Justiça não tinha comentários sobre o ataque do presidente, disse a porta-voz Sarah Isgur Flores. O FBI não respondeu a um pedido de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade