Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump afirma que foi um 'erro' expulsar Rússia do G7

Republicano disse que possível entrada da China não é má ideia

16 jun 2025 - 14h15
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que foi um equívoco ter expulsado a Rússia do G7, além de ter analisado que uma possível entrada da China no grupo não seria uma má ideia.

Comentários do republicano foram feitos durante uma reunião bilateral com premiê canadense
Comentários do republicano foram feitos durante uma reunião bilateral com premiê canadense
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os comentários do republicano foram feitos durante uma reunião bilateral com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, ocorrida à margem da cúpula do G7 de Kananaskis.

"Obama e Trudeau não queriam a Rússia. Eu disse que era um erro, que não teríamos uma guerra agora, e não teríamos um conflito neste momento se Trump tivesse sido presidente há quatro anos. Era G8, depois expulsaram a Rússia. Mesmo sem estar na política, eu disse claramente que foi um grande erro", declarou o mandatário.

Ainda de acordo com o republicano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se sentiu "insultado" após ter sido retirado do grupo, além de mencionar que seu homólogo "não ficou feliz" com isso.

"Não estou dizendo que ele deveria fazer parte dele [G7] neste momento, porque muita água já passou, mas foi um grande erro. Obama não queria a Rússia e não teríamos uma guerra se tivéssemos um inimigo à mesa, embora eu nem o considerasse um inimigo na época. Se Putin tivesse sido membro do G8, não teríamos um conflito agora", acrescentou.

Trump também abriu as portas para Pequim entrar no G7, mas avaliou que serão necessários líderes que conversem com o gigante asiático.

"Não é uma má ideia, não me importo se alguém quiser sugerir a entrada da China. Contudo, serão necessárias pessoas que possam conversar [com Pequim]. Eles não conversam", disse.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade