PUBLICIDADE

Mundo

Tiroteio em Munique mata ao menos dez; para polícia, atirador agiu sozinho

22 jul 2016 - 22h37
(atualizado em 23/7/2016 às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Policiais foram mobilizados em grande número para buscar autores de ataque
Policiais foram mobilizados em grande número para buscar autores de ataque
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A polícia de Munique informou na noite desta sexta-feira que encontrou o corpo de um homem que seria o único atirador no ataque ao shopping Olympia, na cidade alemã. Ele cometeu suicídio.

O suspeito era um alemão-iranino de 18 anos que vivia em Munique, disse o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrae, em entrevista coletiva. O corpo do suspeito foi encontrado a cerca de 1km do centro comercial.

A polícia confirmou ao menos dez mortos e 16 feridos - três estão em estado grave. Entre as vítimas há adolescentes.

O porta-voz da polícia disse que o suspeito não era conhecido pelas autoridades e não tinha nenhuma ligação conhecida com grupos terroristas, mas acrescentou que as investigações continuam.

"O motivo ou explicação para este crime são totalmente nebulosos", disse ele.

A informação, divulgada mais cedo, de que haveria três atiradores surgiu quando testemunhas viram duas pessoas deixando o local em um carro em alta velocidade, mas seu envolvimento com o caso foi posteriormente descartado, afirmou o porta-voz.

Mais cedo, a polícia disse desconhecer o paradeiro dos autores do ataque e pediu que os cidadãos evitassem locais públicos. As autoridades alertavam ainda para o risco de mais incidentes.

Os serviços de trens, bondes e linhas de ônibus da cidade, que ficaram suspensos por horas, já foram retomados.

Em entrevista ao canal alemão de televisão ARD, o chefe de gabinete da chanceler Angela Merkel, Peter Altmeier, disse que a possibilidade de um ataque terrorista teve que ser considerada.

'"Nós não descartamos qualquer possibilidade. A chanceler está sendo mantida atualizada em todos os momentos e tudo o que sabemos e podemos dizer até agora é que foi um desumano e cruel ataque."

"Estamos determinados a fazer tudo o que pudermos para que o terrorismo e a violência misantrópica não tenha chance na Alemanha", disse Altmeier.

Um conselho de segurança do Parlamento alemão vai se reunir no sábado para discutir o ataque em Munique.

O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, afirmou que está "horrorizado" pelo acontecido. Em declaração oficial, Gauck disse: "Estou com todas as vítimas em meus pensamentos e todos aqueles que estão de luto ou temendo por seus entes queridos."

Shopping

Após o ataque área do shopping Olympia, no bairro de Moosach, foi isolada, e helicópteros sobrevoaram a região.

A polícia impediu que os funcionários saíssem das lojas do shopping. Por telefone, um deles disse à agência Reuters ter ouvido "múltiplos tiros".

"Não sei dizer quantos, mas foram muitos", disse o funcionário, que falou à agência ainda de dentro do shopping e pediu para não ser identificado.

"Todas as pessoas do lado de fora vieram para dentro da loja, e só vi uma pessoa caída no chão. Ela estava muito ferida."

As forças de segurança alemãs estão em alerta desde que um jovem afegão feriu cinco pessoas com um machado em um trem na Baviera na segunda-feira, em um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico.

As autoridades haviam alertado para o perigo de novos incidentes.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade