PUBLICIDADE

Mundo

Talibã adia anúncio de governo, e avança em área de resistência

ONG que atua no Vale de Panjshir diz que há poucos feridos

4 set 2021 - 10h29
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais uma vez, o grupo fundamentalista Talibã adiou o anúncio dos membros do novo governo do Afeganistão neste sábado (4). A princípio, os extremistas haviam divulgado que dariam posse aos escolhidos durante a semana, depois nesta sexta-feira (3). Agora, continua sem haver previsão do anúncio.

Afeganistão ainda vive momento de incerteza política com talibãs
Afeganistão ainda vive momento de incerteza política com talibãs
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No entanto, em nova manifestação pública, os talibãs informaram que "não precisam da ajuda dos Estados Unidos ou de qualquer outro país na luta contra o terrorismo" e que não temem o avanço da célula Estado Islâmico de Khorasan (ou Isis-K), que realizou um atentado que matou 170 pessoas no aeroporto de Cabul durante a evacuação ocidental.

"Nós estamos plenamente preparados para garantir a segurança do Afeganistão. Não precisamos da ajuda de ninguém nesse sentido ", disse Inamullah Samangani, membro da comissão cultural do grupo, segundo a agência de notícias local "Tolo News".

Avanço em área de resistência

Apesar do líder da resistência contra o Talibã no Vale da Panjshir, Ahmad Massoud, dizer que os fundamentalistas não estão avançando na região, a ONG italiana Emergency confirmou que os soldados do novo governo estão entrando cada vez mais no território.

Em comunicado, a entidade que mantém um centro cirúrgico e uma maternidade na vila de Anabah, informou que o grupo conquistou a região.

"No momento, a atividade do hospital não sofreu interferências e continua normalmente. Até agora, nós recebemos um número muito pequeno de feridos. Porém, não vamos comunicar os dados exatos deles, nem a proveniência dos pacientes para evitar possíveis riscos de instrumentalização", conclui a ONG. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade