Stellantis celebra 25 anos do Polo Automotivo de Porto Real
Planta no Rio de Janeiro iniciará novo ciclo com produção do Jeep Avenger
O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, inaugurado em fevereiro de 2001, completa 25 anos reafirmando sua importância como referência em qualidade, inovação e protagonismo na indústria automotiva do Rio de Janeiro.
Primeira fábrica de automóveis instalada no estado, a planta produziu ao longo de mais de duas décadas 16 modelos das marcas Citroën e Peugeot, acumulando cerca de 2 milhões de veículos e 2,5 milhões de motores fabricados. Somente em 2025, foram feitos mais de 67 mil veículos no local, um avanço de 29% em relação ano anterior.
A unidade já exportou mais de 400 mil veículos, principalmente para países da América Latina. No ano passado, foram exportadas 28,9 mil unidades, alta de 38% na comparação anual, tendo o Citroën Aircross como o modelo mais exportado do ano, com 9,6 mil unidades enviadas ao exterior.
"Celebrar 25 anos de Porto Real é reconhecer a força de uma operação que se consolidou como referência industrial no Rio de Janeiro. Estratégico para a Stellantis no Brasil e na América do Sul, o Polo combinou, ao longo de sua trajetória, eficiência, qualidade e excelência produtiva, sempre em sintonia com a evolução do mercado", destacou Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul.
De acordo com ele, com o avanço do plano de investimentos e a preparação para iniciar a produção do Jeep Avenger, "a unidade entra em um novo ciclo de crescimento, reforçando sua capacidade multimarcas e seu papel no desenvolvimento econômico regional".
Neste ano, o Polo Automotivo de Porto Real inicia a produção do Jeep Avenger, marcando um novo ciclo multimarcas e integrando o plano de investimentos de R$ 3 bilhões da Stellantis para expansão produtiva, tecnológica e industrial na região.
Além disso, a unidade também mantém iniciativas de formação de talentos, como o programa Formare, que já qualificou mais de 200 alunos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico local.
"São mais de duas décadas de dedicação e evolução contínua em Porto Real, com foco em segurança, qualidade e pessoas. Os resultados recentes refletem a consistência do trabalho do nosso time e o compromisso com a competitividade da operação", afirmou Sérgio Marques, Plant Manager do Polo Automotivo Stellantis de Porto Real.
Segundo o executivo, "com a expansão prevista para os próximos anos e a preparação para um novo momento multimarcas", a empresa segue "fortalecendo a conexão com a cadeia local, investindo em tecnologia e contribuindo para a formação de talentos que impulsionam o futuro da mobilidade no Brasil".