Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Snowden diz que 'espionagem foge do controle democrático'

Caso envolvendo Alemanha e EUA é exemplo disso

9 mai 2015 - 11h41
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Snowden aparece em vídeo durante conferência em colégio do Canadá. 02/02/2015.
Snowden aparece em vídeo durante conferência em colégio do Canadá. 02/02/2015.
Foto: Mark Blinch / Reuters

O recente escândalo que mostra a cooperação do serviço secreto alemão (BND) e da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos confirma que a espionagem de massa está fora do controle democrático. É o que afirma o ex-analista norte-americano Edward Snowden ao jornal alemão Der Spiegel.

"Agora, todos os fatos estão sobre a mesa. A vigilância em massa é real e se faz espionagem industrial. E, os serviços secretos trabalham fora da percepção e do controle dos representantes eleitos pelo povo e pela Justiça", afirmou Snowden.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na TV, Snowden questiona Putin sobre vigilância na Rússia:

Segundo Snowden, os analistas da NSA "podem inserir qualquer tipo de seletor sem passar primeiro por um processo de aprovação". Só na sequência, caso seja constatado algo, é feito o pedido.

"Datagate" alemão

O ex-analista se referia ao caso investigado por uma comissão parlamentar da Alemanha, o chamado "datagate". Ela começou seu trabalho no início do ano passado após diversos jornais do país revelarem que a NSA fez uma espionagem contra o governo do país e, especialmente, contra a chanceler Merkel.

Em julho, um funcionário do serviço secreto da Alemanha, o BND, foi demitido por suspeitas de que ter ajudado a NSA, dos EUA, a espionar empresas do país. Mais recentemente, o escândalo atingiu o governo de Merkel - que saberia do esquema de espionagem - algo que está sendo "avaliado" pelas autoridades.

Obama limita poderes de agência de espionagem NSA:
Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade