PUBLICIDADE

Mundo

Sheinbaum lidera corrida pela indicação do partido governista do México às eleições presidenciais, diz pesquisa

28 jun 2023 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

A ex-prefeita da Cidade do México Claudia Sheinbaum tem uma vantagem de mais de dez pontos percentuais na disputa para ser a candidata do partido governista do México às eleições presidenciais de 2024, mostrou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no jornal El Universal.

Claudia Sheinbaum na Cidade do México
16/6/2023 REUTERS/Henry Romero
Claudia Sheinbaum na Cidade do México 16/6/2023 REUTERS/Henry Romero
Foto: Reuters

A pesquisa da empresa Buendia & Marquez, que consultou 1.000 adultos, mostrou que Sheinbaum obteve 34% de apoio para ser a candidata do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), de esquerda, seguida pelo ex-chanceler Marcelo Ebrard, que tem 22%.

O Morena, elevado pelos fortes índices de aprovação pessoal do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, é fortemente favorito para vencer a eleição de junho de 2024. Isso tem levado muitos analistas a ver a disputa do partido como uma corrida presidencial quase de fato.

A sondagem mostrou que Ebrard era o candidato mais conhecido, sendo reconhecido por 71% dos entrevistados, enquanto Sheinbaum era familiar para 66% do público. Ebrard também era mais popular entre os entrevistados que se identificavam com a oposição.

Ambos deixaram seus cargos no início deste mês para concorrer na disputa interna do partido. O vencedor deve ser anunciado em 6 de setembro.

A campanha interna do partido Morena começou formalmente em 19 de junho.

A pesquisa eleitoral presencial foi realizada de 22 a 26 de junho e teve uma margem de erro de 3,53 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo a Buendia & Marquez.

Sheinbaum e Ebrard há muito são favoritos para a candidatura do Morena. A pesquisa mostrou que o próximo candidato mais bem colocado, o ex-ministro do Interior Adán Augusto López, tinha 8% de apoio, junto com o veterano de esquerda Gerardo Fernández Norona.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade