PUBLICIDADE

Mundo

Senado da Itália vota na madrugada polêmica lei orçamentária

Sessão está sendo marcada por protestos e caos

22 dez 2018 - 18h23
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A sessão no Senado italiano para a votação da lei orçamentária, que ocorre neste sábado (22), já ficou marcada por uma série de confusões e protestos, atrasando ainda mais o momento dos votos, que deve começar após a meia-noite local (21h de Brasília).

Senado da Itália vota na madrugada polêmica lei orçamentária
Senado da Itália vota na madrugada polêmica lei orçamentária
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    O texto deveria primeiro passar pela Comissão Parlamentar Orçamentária durante a tarde para, depois, chegar ao Senado para votação, atrelado ao voto de confiança.

    No entanto, as legendas de oposição Partido Democrático (PD) e Força Itália denunciaram que o texto na Comissão estava cheio de erros e não podia ser considerado como uma versão final.

    Os senadores da oposição, então, retiraram-se da Comissão, aos berros, enquanto os representantes do governo - formado pela aliança entre Movimento 5 Estrelas (M5S) e Liga Norte - corriam para corrigir as chamadas "incongruências". A sessão no Senado, que deveria começar por volta das 20h locais (17h de Brasília), acabou atrasando. Com isso, a votação deve ser feita depois da meia-noite.

    Os parlamentares decidiram passar a madrugada em votação porque correm contra o tempo para resolver o problema do Orçamento, chamado também de "manobra econômica", a qual foi negociada com a União Europeia (UE) por meses.

    O texto inclui medidas populistas que aumentam o gasto público do governo, o que desagrada aos europeus de Bruxelas, uma vez que a Itália já tem um déficit público alto.

    O governo do M5S-Liga prometeu que, em 2019, o gasto não passará de 2,04% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Eles também disseram crer que a economia cresceria 1,5%, o que foi considerado otimista demais pela UE, que pressionou o governo a reduzir as previsões a 1%.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade