PUBLICIDADE

Mundo

Satélites Starlink de Musk sofrem interrupções por grande tempestade solar

11 mai 2024 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

Starlink, o braço de satélites da SpaceX de Elon Musk, alertou no sábado sobre um "serviço degradado" enquanto a Terra é atingida pela maior tempestade geomagnética devido à atividade solar em duas décadas.

A Starlink possui cerca de 60% dos cerca de 7.500 satélites que orbitam a Terra e é um player dominante na Internet via satélite.

Musk disse anteriormente em um post no X que os satélites Starlink estavam sob muita pressão devido à tempestade geomagnética, mas estavam aguentando até agora.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA disse que a tempestade é a maior desde outubro de 2003 e provavelmente persistirá durante o fim de semana, representando riscos para os sistemas de navegação, redes elétricas e navegação por satélite, entre outros serviços.

Os milhares de satélites Starlink em órbita baixa da Terra usam links de laser entre satélites para transmitir dados entre si no espaço à velocidade da luz, permitindo que a rede ofereça cobertura de Internet em todo o mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade