PUBLICIDADE

Mundo

Saiba quem são os mais cotados para substituir Boris Johnson

Boris Johnson renunciou ao cargo em meio a mais um escândalo; veja sete nomes possíveis

7 jul 2022 - 09h04
(atualizado às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Boris Johnson durante entrevista coletiva em Londres
12/07/2021 Daniel Leal-Olivas/Pool via REUTERS
Boris Johnson durante entrevista coletiva em Londres 12/07/2021 Daniel Leal-Olivas/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Boris Johnson renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido nesta quinta-feira, 7. O líder conversador não resistiu após uma série de escândalos.

"O processo de escolha do novo líder deve começar agora", disse Johnson à porta do número 10 da Downing Street.

Ele vai continuar no cargo até que o partido escolha o seu sucessor para o posto. Mas, sem um substituto claro no Partido Conservador, vários nomes circulam como possíveis candidatos. Saiba quem são:

Rishi Sunak

O ex-ministro das Finanças e o primeiro hindu a ocupar o cargo, foi um dos dois ministros de grande destaque que renunciou na terça-feira. Sunak, de 42 anos, já chegou a ser considerado o grande favorito para suceder a Johnson, mas perdeu a legitimidade após escândalos. Os casos giravam em torno do status fiscal vantajoso de sua mulher bilionária, que lhe permitia evitar o pagamento de impostos no Reino Unido, e o greencard que ele tinha até o ano passado.

Jeremy Hunt

Ex-ministro de Relações Exteriores e Saúde, perdeu para Boris Johnson a liderança conservadora de 2019. Desde então, Hunt, de 55 anos, se prepara para concorrer novamente, construindo apoios e ficando fora do governo.

Liz Truss

A ministra das Relações Exteriores, Truss, de 46 anos, tornou-se muito popular nas bases do Partido Conservador. Como ministra do Comércio, votou pela permanência na UE antes de mudar de lado e conseguir fechar uma série de importantes acordos comerciais pós-Brexit.

Sajid Javid

O ex-ministro da Saúde, foi o outro peso-pesado do governo e do Partido Conservador que renunciou na terça-feira. Filho de um motorista de ônibus paquistanês, Javid, de 52 anos, foi um renomado banqueiro antes de se tornar ministro das Finanças de Johnson. Ele renunciou em 2020 e voltou ao governo em 2021. Votou pela permanência na UE pelos benefícios econômicos, mas depois se juntou à causa do Brexit.

Priti Patel

Ministra do Interior, Patel, de 50 anos e origem indiana, é a mais conservadora dos ministros de Johnson e firme defensora do Brexit.

Tom Tugendhat

O presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, de 48 anos, foi o primeiro a anunciar sua intenção de se candidatar se Johnson renunciasse ou sofresse um impeachment. Ex-oficial do Exército, serviu no Iraque e no Afeganistão.

Penny Mourdaunt

Ex-ministra da Defesa e atual secretária de Estado do Comércio Exterior, Mordaunt, de 49 anos, foi uma das figuras da campanha a favor do Brexit e desde então trabalha nas negociações de acordos comerciais para o Reino Unido.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade