PUBLICIDADE

Mundo

Rússia x Ucrânia: qual o tamanho da escalada militar na fronteira?

Cerca de 100 mil soldados estão posicionados perto da fronteira da Ucrânia, segundo estimativas.

28 jan 2022 - 09h57
(atualizado às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários
ilustração com soldados russos
ilustração com soldados russos
Foto: BBC News Brasil

A Rússia deslocou cerca de 100 mil soldados — equipados com tudo, desde tanques e artilharia até munição e poder aéreo — para a fronteira da Ucrânia, mas nega que esteja planejando uma invasão.

Grafico
Grafico
Foto: BBC News Brasil

Tropas em movimento

Cerca de 35 mil russos estão permanentemente estacionados perto do território ucraniano.

E na quarta-feira (26/1), o Ministério da Defesa russo divulgou fotos de unidades militares a caminho de um local de treinamento em Rostov, perto da fronteira com a Ucrânia.

Algumas unidades recém-chegadas viajaram mais de 6 mil km, partindo do Extremo Oriente Russo.

A maioria das estimativas coloca o número de tropas russas posicionadas ao redor da Ucrânia — ao norte, sul e leste do país — em cerca de 100 mil.

Mas uma avaliação ucraniana, relatada pela CNN, diz que há 106 mil soldados terrestres e 21 mil militares da marinha e da força aérea.

Na terça-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse: "A inteligência é muito clara de que existem 60 batalhões russos nas fronteiras da Ucrânia", cerca de um terço do total de números disponíveis.

Além das tropas russas regulares, acredita-se que existam cerca de 15 mil separatistas russos nas regiões ucranianas de Luhansk e Donetsk.

Grafico
Grafico
Foto: BBC News Brasil

Mas alguns analistas ocidentais dizem que não está claro se a Rússia reuniu tudo o que é necessário para uma invasão terrestre. Eles apontam para a ausência de hospitais de campanha móveis totalmente equipados em algumas áreas. A chegada da equipe médica, dizem eles, poderia indicar prontidão para atacar.

A vista de cima

Imagens de satélite fornecem mais pistas.

A presença de tropas às vezes pode ser detectada pela cor das tendas. As tendas ocupadas são aquecidas, o que derrete a neve em cima delas, revelando um tom mais escuro.

Grafico
Grafico
Foto: BBC News Brasil

Veículos blindados podem ser identificados por suas formas.

E marcas de pneus ou lama indicam veículos em movimento.

Grafico
Grafico
Foto: BBC News Brasil

Confira abaixo fotos de alguns dos recentes envios de tropas russas detectados por imagens.

Grafico
Grafico
Foto: BBC News Brasil

Escalada em Belarus

Uma força russa com vários milhares de soldados foi transferida para Belarus para um exercício conjunto que atingirá seu pico entre os dias 10 e 20 de fevereiro.

O líder do país, Alexander Lukashenko, apoia o presidente russo, Vladimir Putin. A capital ucraniana, Kiev, fica a menos de 150 km da fronteira com Belarus.

E observadores ocidentais dizem que o exercício, apelidado de Allied Resolve, pode fornecer uma oportunidade para ensaiar uma missão contra a Ucrânia.

Imagens postadas online dizem mostrar equipamentos militares, incluindo veículos blindados, tanques e sistemas de foguetes, viajando em direção à área.

E a Rússia anunciou o envio de avançados caças Su-35 para Belarus, juntamente com sistemas de defesa aérea, munições e apoio médico.

Escalada no mar

A Rússia está realizando exercícios navais em todo o mundo, do Atlântico ao Pacífico, a partir deste mês e até fevereiro, envolvendo cerca de:

  • 140 navios e embarcações de apoio
  • 60 aeronaves
  • 10 mil funcionários

Seis navios da Marinha Russa, capazes de desembarcar os principais tanques de batalha, pessoal e veículos blindados, passaram pelo Canal da Mancha a caminho de exercícios no Mar Mediterrâneo.

Mas não está claro se o Mar Negro e a costa ucraniana podem ser o destino pretendido.

Alguns analistas dizem que um desembarque anfíbio por tropas russas seria extremamente difícil e que as forças navais podem ser um "drible" para afastar as forças terrestres ucranianas de rotas mais prováveis de ataque em terra.

Grafico
Grafico
Foto: BBC News Brasil

Gráficos: Sandra Rodriguez Chillida e Prina Shah

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade