Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia precisa pagar por dano ambiental na Ucrânia, diz grupo internacional

9 fev 2024 - 18h25
Compartilhar
Exibir comentários

A Ucrânia deve buscar indenizações da Rússia pelos custos ambientais da guerra, como a contaminação por minas terrestres, afirmaram nesta sexta-feira em relatório um grupo de personagens internacionais — incluindo a ativista Greta Thunberg — e políticos europeus.

As recomendações, dadas tanto para a Ucrânia quanto para a comunidade internacional, incluem estabelecer um órgão para supervisionar a coleta e a preservação de evidências de impactos ambientais e nomear uma autoridade para fiscalizar uma reconstrução que seja amigável ao clima.

O relatório do grupo relata contaminação por minas terrestres do solo ucraniano e o rompimento da barragem de Kakhovka em junho passado, que causou a inundação de terras aráveis e ecossistemas sensíveis, entre outros impactos ambientais.

Juristas que ajudam a Ucrânia dizem ser muito provável que o rompimento tenha sido causado pela Rússia, mas o presidente russo, Vladimir Putin, acusou os ucranianos de destruir a barragem como uma tática apoiada pelo Ocidente para escalar o conflito.

"Precisamos encontrar respostas comuns às ameaças ambientais causadas pela guerra", afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nas redes sociais junto com fotos do encontro que teve com membros do grupo. "Sem isso, não haverá retorno ao normal, a uma vida estável."

O relatório recomendou que o procurador-geral da Ucrânia trace uma estratégia para buscar indenizações por danos ambientais da guerra e considere ratificar o Estatuto de Roma, que estabeleceu o Tribunal Penal Internacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade