Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia diz que enviados ocidentais se intrometeram em assuntos russos com ida ao funeral de Navalny

5 mar 2024 - 08h44
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia acusou nesta terça-feira embaixadores ocidentais em Moscou de se intrometerem nos assuntos internos da Rússia ao comparecerem ao funeral do líder oposicionista Alexei Navalny, dizendo que o comportamento deles levantou questões sobre o objetivo de tais enviados.

Presidente russo Vladimir Putin e o chanceler Sergei Lavrov em Berlim
 19/1/2020    REUTERS/Hannibal Hanschke
Presidente russo Vladimir Putin e o chanceler Sergei Lavrov em Berlim 19/1/2020 REUTERS/Hannibal Hanschke
Foto: Reuters

A guerra na Ucrânia desencadeou a mais profunda crise nas relações da Rússia com o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, e o presidente Vladimir Putin advertiu que o Ocidente corre o risco de provocar uma guerra nuclear se enviar tropas para lutar na Ucrânia.

A Rússia ficou consternada com o que o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse em 4 de março que foi uma recusa dos embaixadores da União Europeia em encontrá-lo para uma conversa antes da eleição presidencial russa de 15 a 17 de março.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, comentando sobre a recusa dos enviados, disse ao âncora da televisão estatal russa Vladimir Solovyov: "A questão de fato surge entre todos: o que eles estão fazendo e por quê, como eles interpretam sua conduta no território de nosso país se não desempenham sua função mais importante?"

Solovyov observou que os embaixadores da UE compareceram ao funeral de Navalny em 1º de março, a quem ele chamou de agente deles.

Navalny, cuja morte em uma colônia prisional no Ártico foi anunciada em 16 de fevereiro, sempre negou ser um agente ocidental. O Ocidente diz que Putin é responsável pela morte de Navalny.

Zakharova disse que a recusa dos enviados em conversar com Lavarov mostra que eles estão se intrometendo nos assuntos de Moscou e fazendo "apresentações" em vez de realizar trabalho diplomático.

A manchete do programa de TV de Solovyov dizia: "Os embaixadores da UE devem ser mandados embora?"

Fotos da Reuters mostraram que entre os enviados ocidentais no funeral estavam o embaixador francês Pierre Levy, o embaixador alemão Alexander Graf Lambsdorff e a embaixadora dos EUA Lynne Tracy.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade