PUBLICIDADE

Mundo

Quase 3 meses após invasão, policial morre em novo ataque ao Capitólio nos EUA

Dois policiais da guarda do Congresso Americano ficaram feridos e um deles morreu depois que um veículo os atropelou e bateu em uma das barreiras que isolam o prédio do Capitólio.

2 abr 2021 - 16h57
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Congresso está sob vigilância reforçada desde janeiro, quando apoiadores de Donald Trump invadiram o prédio
Congresso está sob vigilância reforçada desde janeiro, quando apoiadores de Donald Trump invadiram o prédio
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Passavam dois minutos das 13h (horário local) quando um homem ainda não identificado lançou um veículo contra dois policiais da guarda do Congresso Americano e uma barricada de segurança, que isolam o prédio do Capitólio desde 7 de janeiro, um dia após a invasão por apoiadores do então presidente Donald Trump ao prédio, na capital dos Estados Unidos.

Um dos policiais e o suspeito morreram no incidente. O outro guarda está no hospital em decorrência dos ferimentos e ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

De acordo com a porta-voz da Polícia do Capitólio, Yogananda Pittman, depois dos dois atropelamentos e da batida que destruiu por completo a frente do sedan azul, "o suspeito saiu do veículo com uma faca na mão e se dirigiu agressivamente contra os policias do Capitólio".

"Ele não respondeu aos comandos verbais dos agentes, que, diante disso, atiraram nele."

Ataque é tratado como caso isolado

Pittman afirmou ainda que apesar do socorro rápido aos agentes — deslocados do Congresso em um helicóptero — um deles sucumbiu aos ferimentos minutos depois.

Sua identidade não foi revelada porque os familiares do policial ainda não estavam cientes da morte.

O FBI foi acionado para a investigação e atuará em conjunto com a Polícia Metropolitana de D.C. De acordo com o chefe da Polícia Metropolitana Robert Contee, o episódio está sendo tratado como um incidente isolado.

"Não vemos como uma ameaça permanente", disse Contee, que afirmou que as motivações do suspeito ainda não foram esclarecidas.

O Congresso americano está fechado e isolado nesse momento por motivo de segurança, dado o risco de "ameaça externa".

FBI alertou para 'terrorismo doméstico'

Nos últimos três meses, o Capitólio tem sido vigiado e mantido sob proteção de grades e bloqueio em relação ao público. A Guarda Nacional auxilia no policiamento.

O FBI alertou para risco do que qualificou como "terrorismo doméstico" contra o Congresso nas últimas semanas.

"A Guarda Nacional de DC implantou uma Força de Reação Rápida composta por soldados da Guarda Nacional e aviadores para o complexo do Capitólio esta tarde para apoiar a Polícia do Capitólio dos EUA", afirmou um porta-voz da Guarda Nacional.

Há nesse momento aproximadamente 2,3 mil soldados da força em Washington DC.

Visivelmente emocionada, Pittman fez um apelo à população: "Esses têm sido tempos extremamente difíceis para a Polícia do Capitólio, depois dos ataques de Janeiro e do que acaba de acontecer. Mantenham a polícia do capitólio em suas mentes e orações".

O policial morto hoje é o quarto guarda do Capitólio a perder a vida esse ano. Antes dele, Brian Sicknick morreu em decorrência de ferimentos sofridos durante ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro, e outros dois agentes cometeram suicídio após atuar contra a invasão de apoiadores de Trump

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade