PUBLICIDADE

Putin diz que Ucrânia não está pronta para 'negociações sérias'

Presidente russo declarou que país está aberto para dialogar

3 mai 2022 - 11h22
(atualizado às 11h34)
Ver comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (3) ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que Moscou está aberta para dialogar com a Ucrânia, mas acrescentou que Kiev não demonstra estar pronta para negociar.

Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron
Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo os relatórios do Kremlin, citados pela agência de notícias russa Tass, Putin conversou por telefone com Macron sobre diversos temas.

Na conversa, o chefe de Estado russo destacou que seu país "ainda está aberto ao diálogo", mas destacou que os ucranianos "não estão prontos para negociações sérias" para encerrar o conflito.

Putin acrescentou que os países da União Europeia "ignoram os crimes de guerra das forças ucranianas e seus bombardeios nas cidades do Donbass". O presidente russo ainda alertou que o Ocidente "deve parar de fornecer armas" para Kiev.

O Kremlin confirmou que Putin informou a Macron que a evacuação de civis da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, foi "conduzida conforme com o que foi acordado" com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres.

Outro tema debatido entre Putin e Macron foi o "problema da segurança alimentar global", pois o presidente francês "manifestou preocupação" sobre esse assunto.

"Vladimir Putin sublinhou que a situação é complicada, principalmente devido às sanções dos países ocidentais, e salientou a importância do funcionamento sem entraves das infraestruturas logísticas e de transporte globais", concluiu o Kremlin. .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade