PUBLICIDADE

Mundo

Primeira-ministra britânica diz que Trump a aconselhou a processar a UE sobre Brexit

15 jul 2018 - 10h42
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra britânica Theresa May disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia a aconselhado a processar a União Européia (UE) como parte de sua estratégia para o Brexit, divulgando um conselho que Trump disse na semana passada que ela havia ignorado.

"Ele me disse que eu deveria processar a UE", disse May à BBC. "Processe a UE. Não entre em negociações, processe-os."

May apontou que Trump, que estava visitando a Grã-Bretanha, também havia a aconselhado que já que ela estava negociando, não deveria voltar atrás.

"Quero que possamos nos sentar para negociar o melhor acordo para a Grã-Bretanha", disse May.

Trump disse em entrevista publicada na sexta-feira que May não seguiu seu conselho sobre o Brexit, um dos vários comentários que foram vistos como crítica aos planos de saída de May e acrescentou combustível ao debate sobre a estratégia da primeira-ministra de deixar a UE.

Mais tarde, o presidente usou uma coletiva de imprensa com May para minimizar seus comentários anteriores, dizendo que ele entendia por que ela achou o conselho "um pouco duro". Trump também disse que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha poderiam garantir um "grande" acordo comercial pós-Brexit.

Os britânicos votaram para deixar a UE em referendo em junho de 2016 e a questão dominou o cenário político desde então.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade