PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Presidente da Alemanha critica Itália por prender capitã

Carola Rackete é acusada de favorecimento à imigração ilegal

30 jun 2019 - 13h26
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, saiu neste domingo (30) em defesa da capitã Carola Rackete, presa na Itália por "violência contra navio de guerra" ao forçar a entrada no porto de Lampedusa de uma embarcação com 40 migrantes.

Carola Rackete pode pegar até 10 anos de prisão na Itália
Carola Rackete pode pegar até 10 anos de prisão na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Steinmeier reconheceu que a legislação italiana pode definir quando um navio é autorizado a atracar ou não, mas ressaltou que o país não é um "Estado qualquer". "A Itália está no centro da União Europeia, é um Estado fundador da UE. E é por isso que esperamos que trate um assunto do tipo de modo diverso. Aqueles que salvam vidas humanas não são criminosos", disse Steinmeier à emissora ZDF.

Rackete está em regime domiciliar e pode pegar até 10 anos de prisão por ter espremido um barco da Guarda de Finanças da Itália contra um cais no porto de Lampedusa. Ela também é investigada por favorecimento à imigração clandestina.

A capitã trabalha para a ONG alemã Sea Watch, cujo navio está registrado na Holanda. O ministro do Interior e vice-premier Matteo Salvini exigia que os migrantes fossem levados para esses dois países, embora normas das Nações Unidas (ONU) determinem que pessoas resgatadas no mar sejam transferidas para o "porto seguro" mais próximo.

O navio da Sea Watch salvara 53 pessoas em 12 de junho, e 13 delas receberam permissão para desembarcar na Itália por motivos médicos. As outras 40 só deixaram a embarcação após 17 dias de espera, quando Rackete forçou a entrada em Lampedusa.

Salvini proibiu navios de ONGs de atracarem em portos italianos e impôs multas de até 50 mil euros para quem violar a regra. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade