PUBLICIDADE

Mundo

Por saúde, Papa Francisco cancela viagem a Dubai para COP28

Havia um encontro previsto entre o presidente Lula e o pontífice

28 nov 2023 - 16h04
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco durante Angelus no Vaticano.
Papa Francisco durante Angelus no Vaticano.
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Vaticano informou nesta terça-feira, 28, que o papa Francisco precisou cancelar sua viagem a Dubai, onde participaria da COP28.

Apesar da melhora do quadro clínico do papa Francisco em relação ao estado gripal e à inflamação das vias respiratórias, os médicos pediram ao pontífice que não realize a viagem programada para ocorrer entre sexta-feira, 1º, e domingo, 3.

"O Papa Francisco acolheu com grande pesar o pedido dos médicos. Mantendo a vontade do Papa e da Santa Sé de participar das discussões em curso nos próximos dias, os detalhes sobre como isso poderá ser concretizado serão definidos assim que possível", informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

A informação foi divulgada apesar de um briefing ter sido realizado mais cedo para informar os detalhes da agenda do pontífice nos Emirados Árabes.

Havia a expectativa de 30 encontros bilaterais na Expo City, um deles com o presidente Lula para falar sobre o processo de paz no Oriente Médio, cuidados com o ambiente e efeitos da crise climática.

Lula também aproveitaria para convidar o pontífice para a COP30 em Belém, no Pará, em 2025.

Na segunda-feira, 27, o Vaticano havia informado que Francisco, 86 anos, se sentia melhor, mas ainda assim decidiu adiar alguns compromissos previstos para este início de semana.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade