PUBLICIDADE

Mundo

Por que o Irã pediu a prisão de Trump à Interpol

O Irã emitiu um mandado de prisão do presidente dos Estados Unidos pelo assassinato de seu principal comandante em janeiro, o General Qasem Soleimani.

29 jun 2020 - 14h51
(atualizado às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Qasem Soleimani foi morto em um ataque de drone ordenado por Donald Trump
Qasem Soleimani foi morto em um ataque de drone ordenado por Donald Trump
Foto: Reuters / BBC News Brasil

O Irã emitiu um mandado de prisão contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo assassinato do general iraniano Qasem Soleimani no Iraque, em janeiro de 2020.

O promotor de Teerã, Ali Alqasimehr, diz que Trump e outras 35 pessoas são acusados de assassinato e terrorismo, e que a Interpol foi instada a ajudar a detê-los.

No entanto, a Interpol disse que não levaria em conta o pedido iraniano.

O representante especial dos EUA para o Irã disse que o mandado era uma propaganda que ninguém levaria a sério.

Soleimani morreu em um ataque feito por um drone perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, ordenado por Trump. O presidente americano alegou que o general foi responsável pela morte de centenas de soldados americanos e planejava novos ataques.

O Irã respondeu disparando mísseis balísticos nas bases militares iraquianas que abrigam as forças americanas.

"Cerca de 36 indivíduos foram identificados em conexão com o assassinato do Hajj Qasem. Eles supervisionaram, agiram e ordenaram", disse Alqasimehr, segundo a agência de notícias Mehr.

"Isso inclui oficiais políticos e militares dos Estados Unidos e de outros países, para quem o judiciário emitiu mandados de prisão e a Interpol emitiu alertas vermelhos".

Trump estava no topo da lista e sua prisão seria ordenada mesmo após o término de seu mandato na Presidência, acrescentou o promotor.

O vice-ministro das Relações Exteriores Mohsen Baharvand disse que o judiciário do Irã em breve indiciará os responsáveis pelo ataque ao General Soleimani e espera identificar os operadores do drone, de acordo com a agência de notícias Isna.

"O Irã não interromperá seus esforços até que essas pessoas sejam levadas à justiça", declarou.

O assassinato do general Soleimani levou os Estados Unidos e o Irã à beira de uma guerra
O assassinato do general Soleimani levou os Estados Unidos e o Irã à beira de uma guerra
Foto: Reuters / BBC News Brasil

'Ninguém leva a sério'

Um Alerta Vermelho da Interpol é uma solicitação para a aplicação da lei em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, renúncia ou ação legal semelhante. Não é um mandado de captura internacional.

O representante especial dos EUA, Brian Hook, disse: "Nossa avaliação é de que a Interpol não intervém e emite alertas vermelhos baseados em questões políticas".

"Isso é uma questão política. Isso não tem nada a ver com segurança nacional, paz internacional ou promoção da estabilidade... É uma propaganda que ninguém leva a sério".

A Interpol, sediada na cidade francesa de Lyon, disse posteriormente à BBC que não consideraria o pedido de ajuda iraniano.

Sob sua constituição, é "estritamente proibido a organização empreender qualquer intervenção ou atividade de caráter político, militar, religioso ou racial", afirmou o documento.

Analistas dizem que a emissão do mandado de prisão é pouco mais que um gesto simbólico do Irã, mas reflete a profundidade da animosidade sentida em relação ao presidente Trump.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade