PUBLICIDADE

Mundo

Sete alpinistas morrem no Himalaia e 2 estão desaparecidos

13 out 2018 - 12h09
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Monte Gurja, à esquerda, na Cordilheira do Himalaia
Monte Gurja, à esquerda, na Cordilheira do Himalaia
Foto: Wikimedia Commons / Ansa

Pelo menos sete alpinistas morreram depois de acamparem no topo do Himalaia, no oeste do Nepal, atingidos por uma tempestade, disse a polícia neste sábado, no maior desastre de alpinismo do país em dois anos.

O oficial de polícia Bir Bahadur Budhamagar disse que os aldeões que chegaram neste sábado no acampamento base de Mount Gurja, cume de 7.913 metros, encontraram sete corpos nas encostas da montanha. Nove alpinistas foram reportados como desaparecidos.

"Os corpos não foram identificados. Pela cor de pele, quatro corpos devem ser de alpinistas coreanos, enquanto dois são do Nepal", disse Budhamagar à Reuters, do distrito de Myagdi.

"Não está claro se o sétimo corpo encontrado é de um coreano ou de um nepalês", afirmou.

A remota área é de difícil acesso a pé, acrescentou Budhamagar, e os locais ainda estão procurando os outros dois alpinistas que estão desaparecidos desde a tempestade.

O oficial do Ministério do Turismo Rameshwar Niraula disse que pilotos do helicóptero de resgate também avistaram os corpos, mas não conseguiram pousar por causa das más condições climáticas.

"Socorristas tentarão recuperar os corpos no domingo", disse Niraula.

Wangchu Sherpa, chefe da agência Trekking Camp Nepal, que forneceu apoio local para a equipe sul-coreana, disse que o acampamento foi destruído, citando relatos dos pilotos do helicóptero de resgate que foi enviado para encontrar o grupo.

A área fica a aproximadamente 216 quilômetros da capital do Nepal, Katmandu.

O Nepal abriga oito das 14 maiores montanhas do mundo, incluindo o Monte Evereste, e a temporada de alpinismo de outono está no seu auge. Recursos gastos por alpinistas estrangeiros representam uma grande fonte de renda para a nação. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade