PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Peça de trilho pode ter causado descarrilamento na Itália

Linha passou por manutenção durante a madrugada

6 fev 2020 - 13h13
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um trem de alta velocidade descarrilou na província de Lodi, norte da Itália, na manhã desta quinta-feira (6) e deixou ao menos duas pessoas mortas e 31 feridas.

Acidente ferroviário na província de Lodi, norte da Itália
Acidente ferroviário na província de Lodi, norte da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As duas vítimas confirmadas são os maquinistas do comboio, que tinham 51 e 59 anos de idade. Seus corpos foram encontrados a cerca de 500 metros da locomotiva.

O trem Frecciarossa AV 9595 da Trenitalia fazia a rota entre Milão, no norte, e Salerno, no sul. Além dos tripulantes, 28 passageiros viajavam nos vagões. Quatro pessoas foram levadas a hospitais em "código amarelo", quando o paciente apresenta dores intensas e precisa ser atendido com urgência, e 27 em "código verde", quando a pessoa tem lesões leves. Nenhum dos feridos corre risco de morrer.

O descarrilamento ocorreu na altura de Casalpusterlengo, cidade da província de Lodi situada a 60 quilômetros de Milão, de onde o trem partira às 5h10 (horário local). Dois vagões tombaram, além da locomotiva, que se chocou contra um prédio à beira dos trilhos.

As causas do acidente ainda estão sob inquérito, mas o trem viajava a 290 quilômetros por hora, segundo as primeiras investigações da Polícia Ferroviária, e o local do descarrilamento havia passado por obras de manutenção na madrugada. O tráfego na linha de alta velocidade entre Milão e Bolonha foi suspenso.

"Poderia ter sido uma carnificina", disse à ANSA o prefeito da província de Lodi, Marcello Cardona. Já um dos feridos declarou que o trem viajava "muito rápido". "De repente, ouvi uma batida violenta, um barulho fortíssimo. Acreditava que estava morto", acrescentou o passageiro ao jornal Libertà.

Os sindicatos do setor ferroviário anunciaram uma greve de duas horas para esta sexta-feira (7), "em respeito às vidas humanas" perdidas. O presidente Sergio Mattarella cobrou o esclarecimento das causas do acidente e lamentou que mais duas pessoas tenham morrido no trabalho.

Manutenção

Segundo o procurador da República em Lodi, Domenico Chiaro, que chefia o inquérito, o trem descarrilou na altura de um aparelho de mudança de via (AMV), peça dos trilhos que serve para uma composição passar de uma linha para outra. "Ele deveria estar em uma certa posição, mas não foi assim", disse.

Chiaro acrescentou que quer entender quais tipos de reparos foram feitos na ferrovia e se eles têm ligação com o acidente. "Essa é uma hipótese, e vamos verificar todas. Mas o AMV parece ter tido alguma conexão com o fato", declarou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade