PUBLICIDADE

Mundo

Participação da Coreia do Norte na Olimpíada "é provável"

Jogos vão acontecer entre 9 e 25 de fevereiro na Coreia do Sul

6 jan 2018 - 10h16
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Participação da Coreia do Norte nas Olimpíadas 'é provável'
Participação da Coreia do Norte nas Olimpíadas 'é provável'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Um funcionário do alto escalão da Coreia do Norte declarou neste sábado (6) que seu país "provavelmente" participará dos Jogos Olímpicos de Inverno no próximo mês na Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte provavelmente participará na Olimpíada em Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro", disse Chang Ung, representante norte-coreano do Comitê Olímpico Internacional (COI), citado pela agência de notícias japonesa Kyodo.

De acordo com a agência, o funcionário, que estava a caminho da Suíça, onde está localizada a sede do COI, fez a declaração aos jornalistas durante uma escala no aeroporto internacional de Pequim.

Ainda segundo a publicação, fontes não identificadas apontaram que o propósito da viagem poderia ser discutir com o Comitê Olímpico a possível participação dos norte-coreanos nos Jogos. Este é mais um sinal do recente degelo na península coreana, depois que o governo de Kim Jong-un aceitou o convite de Seul para realizar uma reunião de alto nível no próximo dia 9 de janeiro.

O encontro será o primeiro entre os dois governos em mais de dois anos e surge após a diminuição das ameaças do ditador norte-coreano contra os vizinhos.

Além disso, Washington e Seul concordaram em adiar suas manobras militares anuais para depois das Olimpíadas. Como resposta, a Coreia do Norte reativou um canal de comunicação por telefone e, após cinco conversas, de acordo, com a mídia local, houve um acordo. Em sua mensagem de Ano Novo, Jong-un disse que seu país desejava o sucesso das Olimpíadas de Inverno e planejava enviar uma delegação.

Veja também

Dupla salta de montanha e consegue voar para dentro de avião:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade