PUBLICIDADE

Mundo

Paris manterá margem do Rio Sena proibida para veículos

Decisão foi favorável aos pedestres e ciclistas

26 out 2018 - 09h23
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de diversos embates judiciais, o Tribunal Administrativo de Paris estabeleceu nesta quinta-feira (25) que as margens do Rio Sena permanecerão fechadas para o trânsito de veículos de forma definitiva.

Paris manterá margem do Rio Sena proibida para veículos
Paris manterá margem do Rio Sena proibida para veículos
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A prefeitura da "cidade luz" aprovara em setembro de 2016 uma norma que dava exclusividade aos pedestres e ciclistas nas chamadas "Berges de Seine", trecho de 3,3 km na margem direita do rio Sena, listadas como Patrimônio Mundial da Unesco.

As margens recebem milhares de turistas todos os anos, em um dos principais pontos turísticos da cidade, e o fechamento da circulação de carros objetiva abaixar os níveis de contaminação por gases de efeito estufa e preservar o patrimônio parisiense.

O tribunal havia barrado o decreto emitido pelo município em outubro de 2016, mas ele voltou a ser discutido em diferentes instâncias, e, na última semana, foi rechaçado novamente, já que o muncípio trazia como argumentos somente questões ambientais. A ordem, agora, refere-se também à proteção do patrimônio da cidade, e se faz definitiva.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade