Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Papa reforça que 'Igreja precisa reconhecer seus erros' em 3º dia na França

Leão XIV também pediu a fiéis para rezar rosário em outubro pela paz no mundo

27 set 2026 - 10h12
(atualizado às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Em seu terceiro dia de viagem na França, o papa Leão XIV declarou, durante missa para 150 mil fiéis em Lourdes, que a Igreja Católica precisa reconhecer humildemente seus erros para curar feridas profundas. A fala antecedeu um encontro do pontífice com vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero. Na celebração, o Papa também exaltou o santuário como símbolo de esperança cristã, defendeu o valor da vida e pediu orações pela paz mundial para o fim das guerras, antes de seguir viagem para Metz.

O papa Leão XIV pediu que "a Igreja reconheça seus erros". A declaração ocorreu durante a homília da missa em Lourdes, na França, neste domingo (27), horas antes de seu encontro programado para hoje com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero.

Papa conduziu missa no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, neste domingo
Papa conduziu missa no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, neste domingo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Para curar as feridas profundas, as infidelidades e os dolorosos desvios cometidos em seu seio [na Igreja], devemos nos colocar humildemente sob o olhar purificador do Senhor. Reconhecer nossos erros é essencial", destacou o pontífice aos cerca de 150 mil fiéis que acompanhavam a missa no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

"É hoje, não amanhã, que devemos nos converter. Converter-se é abandonar os caminhos do erro para seguir o caminho da vida", acrescentou o líder católico.

Robert Prevost também afirmou que perante o atual contexto social, que procura "redefinir o valor da vida humana face à doença, ao sofrimento ou à velhice, a Gruta de Massabielle ergue-se como um santuário da esperança cristã". Desde 1858, o local tem sido destino de peregrinação, após uma pastora chamada Bernadette Soubirous ter avistado a Virgem Maria em seu interior.

Sem se esquecer dos atuais conflitos no mundo, o Papa pediu aos fiéis para rezar o Santo Rosário durante o mês de outubro, "com a intenção específica de que as guerras cessem e a paz se estabeleça entre os povos".

"Acompanhemos esta oração com atos concretos de penitência e misericórdia, e com o compromisso de sempre promover o diálogo e a reconciliação", concluiu Leão XIV durante o Angelus.

O pontífice está em viagem oficial à França desde sexta-feira (25), tendo já cumprido agenda em Paris. Depois de Lourdes, ele terá compromissos em Metz na segunda-feira (28), seu último dia no país. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra