PUBLICIDADE

Oriente Médio

Quem é o presidente da Síria? Conheça o médico Bashar al-Assad

Em dois parágrafos, o Terra explica quem é o médico oftalmologista alçado à política depois que seu irmão mais velho morreu em um acidente de carro

10 set 2013 - 11h34
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Bashar al-Assad, em foto de junho de 2012
Bashar al-Assad, em foto de junho de 2012
Foto: AFP

Bashar al-Assad é o presidente da Síria e líder máximo do Baath, partido que governa o país desde 1963 e é formado em sua maioria por muçulmanos alauítas. Nascido em 11 de setembro de 1965, Bashar é filho de Hafez al-Assad, que esteve à frente do país de 1970 até sua morte. Médico oftalmologista com estudos no Reino Unido, Bashar não era ligado à política. Até que seu irmão mais velho, Bassel, o primeiro na linha sucessória do regime de Hafez, morreu em um acidente de carro em 1994.

Quando seu pai morreu, em junho de 2000, Bashar foi alçado ao posto de líder do Baath. No mês seguinte, foi eleito presidente por sete anos após receber mais de 97% dos votos, em uma eleição em que concorreu sem opositor. O mesmo cenário se repetiu em sua reeleição, em 2007, quando novamente obteve mais de 97%. Desde então, governa a Síria com mão de ferro. Em 2011, durante a Primavera Árabe, viu seu país irromper em protestos que logo se transformaram em uma violenta guerra civil. 

Se você quer saber mais sobre a guerra civil na Síria, explore os conteúdos abaixo. 

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade