PUBLICIDADE

Oriente Médio

Por ataque, Israel requisita evacuação de moradores de Gaza

Israel planeja ataques principalmente contra instalações usadas para lançamento de foguetes contra o país

13 jul 2014 - 04h07
(atualizado às 07h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Ammar Awad / Reuters

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) distribuíram panfletos neste domingo sobre a Faixa de Gaza, requisitando que os moradores do norte da região deixem suas casas “imediatamente” por conta de um iminente ataque.

De acordo com o comunicado lançado, os militares israelenses planejam atacar terroristas e a infraestrutura usada por eles em Gaza, principalmente as áreas onde há lançadores de foguetes que estão sendo direcionados ao país.

A IDF diz ainda que "aqueles que falharem em obedecer às instruções colocarão em perigo suas vidas e as de seus familiares". O ataque de Israel deve acontecer pouco depois das 12h do horário local, segundo o panfleto distribuído.

O "aviso" aconteceu depois de uma operação em Gaza durante a madrugada, que durou aproximadamente meia hora e na qual aconteceu uma troca de tiros que deixou quatro soldados israelenses "levemente feridos". Tel Aviv considerou a missão, o primeiro ataque por terra na Faixa de Gaza, um sucesso. O alvo do ataque foram instalações de lançamento de foguetes de longo alcance.

Desde o início da ofensiva israelense sobre a Faixa de Gaza, pelo menos 160 palestinos já foram mortos, enquanto não há registro de fatalidades do lado de Israel. Segundo o coronel Peter Lerner, porta-voz do Exército, disse neste domingo, os israelenses já efetuaram mais de 1,3 mil ataques aéreos contra o Hamas em Gaza.

Exército israelense instrui palestinos como proteger-se de foguetes de Gaza

O Departamento de Defesa Civil do Exército israelense divulgou instruções à população da Cisjordânia sobre como se proteger em caso de um ataque com foguetes desde a Faixa de Gaza.

O documento, ao qual a agência EFE teve acesso, contém as instruções básicas de como encontrar o refúgio mais seguro após ouvir a sirene antiaérea e o protocolo de segurança após escutar as explosões.

Escrito em árabe e com o logotipo do Comando na parte superior, o panfleto que começou a ser distribuído hoje pede à população palestina para "prestar atenção nas sirenes" e a buscar refúgio dentro de um edifício próximo em caso de ouvi-las.

Também lhes pede a buscar um quarto segura dentro da casa, longe da saída de gás, assim como a fechar portas e janelas para atenuar o efeito da explosão.

Trata-se das mesmas instruções divulgadas à população israelense por ocasião da operação "Limite Protetor", e que pela primeira vez são levadas também aos palestinos da Cisjordânia após o impacto de vários foguetes nessa região na última semana.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Foto: Arte Terra

Com informações das agências AP e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade