PUBLICIDADE

Oriente Médio

Parlamento sírio pede que França não atue de forma precipitada

4 set 2013 - 09h40
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Parlamento sírio, Jihad Lahham, pediu a França que não aute de forma precipitada contra o regime de Damasco, acusado por Paris de ter utilizado armas químicas. "Os parlamentares sírios estão determinados a chegar até a verdade e pedimos que não os apressem para cometer um crime abjeto e sem sentido, porque devem tirar a República Francesa do caminho da guerra e levar para o da diplomacia", afirma Lahham em um mensagem dirigia ao Parlamento francês.

"Antes de anunciar a guerra, não seria mais razoável esperar um pouco?", pergunta Lahham, presidente do Conselho do Povo Sírio (Parlamento) em uma carta dirigida aos presidentes da Assembleia Nacional e do Senado francês. "Apesar das tragédias ocorridas no Iraque, alguns buscan outra guerra para destruir a Síria laica, o que levaria a um conflito religioso na região aumentaria o sofrimento humano atual", completa.

O Parlamento francês organiza nesta quarta-feira um debate sem votação sobre a conveniência de uma intervenção militar contra o regime sírio, como deseja o presidente François Hollande, para "punir" o regime de Bashar al-Assad, acusado de ter utilizado armas químicas contra o próprio povo.

Uma intervenção militar na Síria "seria ilegal, porque a Síria é um país soberano que não constitui nenhuma ameaça para a República Francesa, em um momento no qual o relatório da ONU sobre o ataque (químico) abjeto nos subúrbios de Damasco não foi concluído", completa a mensagem.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade