PUBLICIDADE

Mundo

Mulheres começam a receber habilitação na Arábia Saudita

As sauditas poderão dirigir no país a partir de 24 de junho

4 jun 2018 - 16h42
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulheres começam a receber habilitação na Arábia Saudita
Mulheres começam a receber habilitação na Arábia Saudita
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A Arábia Saudita começou a entregar as primeiras carteiras de motorista para mulheres que, a partir de 24 de junho, terão permissão para dirigir no país.

As entregas acontecem dias após a princesa Hayfa Bint Abdullah Al Saud, no volante de um automóvel, ilustrar a capa da revista feminina Vogue Arabia.

A fotografia gerou diversas reações no reino. Alguns apoiaram a representação, enquanto outros denunciaram a prisão de diversas ativistas pelos direitos das mulheres nas últimas semanas.

A autorização para dirigir faz parte de uma série de aberturas promovidas pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, que adota uma política diferente da de seu pai, o rei Salman.

Além da possibilidade de ter habilitação, as mulheres poderão se alistar no Exército e abrir negócios próprios sem a permissão do "guardião" da família.

A abertura mais recente é a adoção de uma lei que criminaliza o assédio sexual na Arábia Saudita, com penas de até cinco anos de prisão e pagamento de multa de até 300 mil riyals (cerca de R$ 300 mil).

Veja também

Cidade californiana dará dinheiro ao povo por fim da pobreza:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade