PUBLICIDADE

Oriente Médio

Língua falada por Jesus é assunto em visita do papa a Israel

Primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, acredita que o personagem religioso falava hebraico; o pontífice diz que era aramaico

26 mai 2014 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Refer&ecirc;ncias a Jesus nos dias de hoje s&atilde;o complicadas e muitas vezes pol&iacute;ticas.&nbsp;Netanyahu e Francisco divergem quanto a l&iacute;ngua falada pelo personagem b&iacute;blico</p>
Referências a Jesus nos dias de hoje são complicadas e muitas vezes políticas. Netanyahu e Francisco divergem quanto a língua falada pelo personagem bíblico
Foto: Reuters

O papa Francisco e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discordaram nesta segunda-feira sobre a língua falada por Jesus dois milênios atrás.

"Jesus esteve aqui, nesta terra. Ele falava hebraico", disse Netanyahu ao papa, em um encontro público em Jerusalém no qual o primeiro-ministro citou uma forte conexão entre o judaísmo e o cristianismo.

"Aramaico", interveio o papa. "Ele falava aramaico, mas ele sabia hebraico", Netanyahu retrucou.

Assim como muitas outras questões no Oriente Médio, onde o papa está no último dia de uma visita de três dias, as referências a Jesus nos dias de hoje são complicadas e muitas vezes políticas.

Um judeu, Jesus nasceu em Belém, na região da Judeia -- à época dominada pelos romanos --, atual Cisjordânia, ocupada por Israel. Ele cresceu em Nazaré e ministrava na Galileia, no norte de Israel, e morreu em Jerusalém, cidade reverenciada por judeus, cristãos e muçulmanos e reivindicada por israelenses e palestinos.

Os palestinos, às vezes, descrevem Jesus como um palestino, algo a que os israelenses se opõem.

O professor de linguística Ghil'ad Zuckermann disse à Reuters que tanto Netanyahu, filho de um renomado historiador judeu, quanto o papa, líder espiritual da comunidade de 1,2 bilhão de católicos no mundo, têm argumentos válidos.

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Zuckermann afirmou que na época de Jesus, o hebraico era falado pelas classes mais baixas, "o tipo de pessoas a quem ele pregava".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade