PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jordânia confirma sequestro de piloto por jihadistas

Avião militar foi abatido pelo Estado Islâmico ma Síria

24 dez 2014 - 10h44
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem divulgada pelo Centro de Media Raqqa, afiliada ao grupo Estado Islâmico, mostra o piloto jordaniano capturado Muaz Kasabeh, na Síria, em 24 de dezembro</p>
Imagem divulgada pelo Centro de Media Raqqa, afiliada ao grupo Estado Islâmico, mostra o piloto jordaniano capturado Muaz Kasabeh, na Síria, em 24 de dezembro
Foto: Raqqa Media Center / AP

O exército da Jordânia confirmou nesta quarta-feira que um de seus aviões militares que participava da coalizão internacional contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foi derrubado na cidade síria de Al Raqqah e que seu piloto foi capturado.

"A Jordânia atribui a responsabilidade total da segurança do piloto ao grupo terrorista (Estado Islâmico)" disse o porta-voz das Forças Armadas jordanianas, Mamduh al Amri, à agência estatal "Petra".

As autoridades jordanianas identificaram o piloto como Muaz Kasabeh.

A confirmação do exército jordaniano aconteceu poucas horas depois de o EI afirmar que tinha derrubado um avião e divulgar na internet fotos do suposto piloto, conduzido por vários combatentes.

O avião foi derrubado por artilharia antiaérea quando participava de bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos EUA, contra posições jihadistas em Raqqah, bastião do EI na Síria.

Aviões da coalizão internacional atacaram esta noite posições do EI na periferia e nos arredores de Al Raqqah, cidade que também enfrentou nas últimas horas bombardeios aéreos por parte do regime sírio.

Em 16 de setembro um caça do exército sírio foi derrubado em Al Raqqah. A aeronave caiu sobre uma casa, deixando vários mortos e feridos de uma mesma família.

A coalizão internacional começou ataques contra o Estado Islâmico em território sírio em 23 de setembro.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade