PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jatos sírios bombardeiam áreas perto do Iraque

Pelo menos 16 pessoas foram mortas

21 jun 2014 - 20h33
Compartilhar
Exibir comentários

Jatos sírios bombardearam neste sábado áreas no leste controladas por rebeldes perto da fronteira com o Iraque sob o controle do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil, na sigla em inglês), em ataques intensificados contra o grupo militante desde que sua ramificação iraquiana obteve ganhos impressionantes no norte do Iraque.

Cinco ataques mataram pelo menos 16 pessoas e feriram outras dezenas quando bombas atingiram áreas residenciais na cidade de Muhassan, a pouco mais de 100 quilômetros do Iraque, um dia depois de anciãos tribais na cidade ao longo do rio Eufrates terem prometido fidelidade ao Isil.

O ramo sírio dos islamitas radicais, cujo objetivo declarado é criar um estado islâmico rigoroso abrangendo as fronteiras nacionais, assumiu a cidade de Muhassan juntamente com Albulil e Albuomar, no mais recente avanço no leste da Síria adjacente ao território que a facção da Al Qaeda tomou no Iraque.

Caças sírios foram vistos decolando do aeroporto militar Deir al-Zor, sitiado pelos rebeldes, para bombardear várias áreas sob o controle do Isil. Testemunhas e ativistas disseram que áreas próximas à fronteira com o Iraque, perto da cidade de Abu Kamal, foram bombardeadas.

"As forças do (presidente sírio, Bashar al-) Assad querem castigar cidades como Muhassan pelo apoio ao Isil. Esta campanha de bombardeio está dando uma mão para ajudar o líder xiita iraquiano Maliki (primeiro-ministro iraquiano) a destruir o Isil após suas vitórias", disse Abdullah al-Mashour, um simpatizante do Isil da cidade de Muhassan, por Skype.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade