PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças curdas expulsam Estado Islâmico da cidade de Kobani

Conflitos terminaram após as milícias curdas controlarem um colégio no centro da cidade síria, onde os terroristas resistiam

27 jun 2015 - 07h50
(atualizado às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto tirada do lado turco da fronteira mostra fumaça sobre a cidade turca de Kobani, em 27 de junho
Foto tirada do lado turco da fronteira mostra fumaça sobre a cidade turca de Kobani, em 27 de junho
Foto: Reuters

As Unidades de Proteção do Povo Curdo conseguiram recuperar as áreas da cidade de Kobani, no norte da Síria, próxima da fronteira com a Turquia, que tinham sido tomadas por jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o Observatório Sírio, os enfrentamentos terminaram depois de as milícias curdas conseguirem controlar um colégio no centro da cidade onde os jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) resistiam.

Siga o Terra Notícias no Twitter

As unidades curdas detonaram as instalações do colégio nesta manhã e junto com a segurança curda começaram a revistar a área em busca de membros do EI.

Desde a madrugada da quinta-feira, a cidade assiste a combates entre as Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo-sírias, e os jihadistas, que se infiltraram no interior da cidade disfarçados de milicianos curdos e de milicianos rebeldes.

O Observatório acrescentou que pelo menos 174 civis, entre eles dezenas de crianças e mulheres, morreram nestes três dias de combates.

Kobani se transformou em símbolo da resistência curda contra o EI, ao suportar durante mais de quatro meses, entre setembro e janeiro, a ofensiva dos radicais, que no final foram expulsos.

Coincidindo com o ataque ao enclave curdo, o EI também lançou outra ofensiva para tomar o controle dos bairros em poder do regime em Al Hasaka, onde, segundo ativistas, conseguiu dominar um quarto da cidade.

Refugiados na Turquia retornam à Síria:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade