PUBLICIDADE

Oriente Médio

Filho de vereador britânico é detido a caminho da Síria

O jovem de 21 anos foi pego na Turquia com outras oito pessoas;

14 abr 2015 - 09h36
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rapaz identificado pela mídia como Waheed Ahmed, em Hatay</p>
Rapaz identificado pela mídia como Waheed Ahmed, em Hatay
Foto: Reuters TV / Reuters

O filho de um vereador britânico detido na Turquia com outros oito compatriotas sob suspeita de tentar entrar ilegalmente na Síria foi preso ao retornar à Grã-Bretanha nesta terça-feira, segundo a polícia e a mídia turcas.

O rapaz, de 21 anos, que a mídia identificou como Waheed Ahmed, foi deportado da Turquia um dia antes, segundo a agência estatal turca de notícias, A Anatolian.

A polícia britânica informou que o homem, um dos nove membros de uma mesma família presos na Turquia, foram detidos por investigadores no aeroporto de Birmingham nesta terça-feira por suspeita de ordenar, preparar ou instigar atos de terrorismo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Os policiais estão trabalhando para garantir o retorno seguro de outras oito pessoas para o Reino Unido", disse a polícia em um comunicado, acrescentando que anteriormente foi preso um homem de 31 anos na área de Rochdale, norte da Inglaterra, pelo mesmo crime.

Shakil Ahmed, um vereador local do oposicionista Partido Trabalhista em Rochdale, emitiu um comunicado após as prisões, há duas semanas, dizendo que achava que o filho estava fazendo um estágio em Birmingham.

Milhares de estrangeiros se juntaram às fileiras de Estado Islâmico e outros grupos militantes islamistas na Síria e no Iraque, na maioria cruzando para o país através da Turquia.

Serviços de segurança turcos e outros estimam que cerca de 600 deles são britânicos, incluindo Mohammed Emwazi, apelidado de "Jihad John" nos meios de comunicação britânicos. Ele apareceu em vários vídeos de decapitação do Estado Islâmico.

Acredita-se que metade dos 600 teriam voltado para casa.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade