PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA entregam armas a forças curdas no Iraque

Cooperação começou na semana passada, segundo porta-voz da diplomacia do país

11 ago 2014 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Uma bandeira dos Estados Unidos &eacute; vista no local onde&nbsp;iraquianos deslocados da comunidade Yazidi cruzam a fronteira S&iacute;ria-Iraque, na ponte sobre o rio Tigre Feeshkhabour, norte do Iraque. Foto tirada em 10 de agosto</p>
Uma bandeira dos Estados Unidos é vista no local onde iraquianos deslocados da comunidade Yazidi cruzam a fronteira Síria-Iraque, na ponte sobre o rio Tigre Feeshkhabour, norte do Iraque. Foto tirada em 10 de agosto
Foto: Khalid Mohammed / AP

O governo dos Estados Unidos está entregando armas às forças curdas que lutam contra os jihadistas dos Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, anunciou o Departamento de Estado.

"Colaboramos com o governo iraquiano para enviar armas aos curdos, que precisam bastante. Os iraquianos procuram armas de seus arsenais e nós fazemos o mesmo, proporcionamos armas de nossos arsenais", afirmou à CNN Marie Harf, porta-voz da diplomacia americana.

Harf revelou que a cooperação começou na semana passada, mas não explicou qual ministério ou organismo americano é responsável pela entrega nem quantas armas ou que tipo de armamento foi enviado.

Washington tem um consulado em Erbil, a capital da região autônoma do Curdistão iraquiano. O apoio aos curdos complica as relações do governo americano com o governo de Bagdá, que mantém uma relação tensa com os dirigentes da região.

Mas Harf insistiu que os dois lados estão lutando juntos para deter o avanço dos jihadistas.

"Observamos um nível de cooperação sem precedentes entre as forças iraquianas e as curas. É algo que não existia no passado, ambos estão se ajudando", afirmou a porta-voz.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade