PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA e Irã discutem escalada da violência no Iraque

Os dois governos não têm relações diplomáticas há 34 anos

16 jun 2014 - 20h50
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Membros das for&ccedil;as de seguran&ccedil;a iraquianas fazem patrulha perto da fronteira entre as prov&iacute;ncias de Karbala e Anbar, no Iraque, em 16 de junho</p>
Membros das forças de segurança iraquianas fazem patrulha perto da fronteira entre as províncias de Karbala e Anbar, no Iraque, em 16 de junho
Foto: Mushtaq Muhammed / Reuters

Estados Unidos e Irã discutiram nesta segunda-feira, em Viena, a crise no Iraque, à margem das negociações sobre o programa nuclear de Teerã, informou o departamento americano de Estado.

"Ocorreram breves conversações no P5+1 hoje sobre o Iraque, mas muito breves", declarou a porta-voz da diplomacia americana, Marie Harf, à rede de televisão CNN.

"O futuro dirá se queremos continuar falando com o Irã sobre o Iraque".

Outro diplomata americano explicou à AFP que, a princípio, não haverá mais troca de impressões entre Teerã e Washington sobre a crise no Iraque na reunião de Viena

Harf lembrou que Estados Unidos e Irã têm um "interesse compartilhado" contra o grupo Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL), cujos combatentes radicais sunitas ameaçam o regime xiita em Bagdá.

Mais cedo nesta segunda-feira, os Estados Unidos confirmaram oficialmente sua intenção de conversar com o Irã sobre uma resposta ao rápido avanço dos "jihadistas" sunitas em direção a Bagdá.

Os dois governos não têm relações diplomáticas há 34 anos.

O presidente Barack Obama anunciou nesta segunda-feira o envio de 275 militares americanos para proteger a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá e os cidadãos americanos na capital iraquiana.

Um contingente de "275 militares será enviado ao Iraque para reforçar a segurança dos funcionários americanos e da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá", disse Obama em mensagem enviada aos líderes do Congresso.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade