PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA: Síria pode estar desenvolvendo novas armas químicas

1 fev 2018 - 18h32
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes passam perto de prédios destruídos na cidade síria de Deraa
 25/1/2018    REUTERS/Alaa al-Faqir
Estudantes passam perto de prédios destruídos na cidade síria de Deraa 25/1/2018 REUTERS/Alaa al-Faqir
Foto: Reuters

O governo sírio pode estar desenvolvendo novos tipos de armas químicas, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está preparado para ordenar novamente ação militar contra forças do líder sírio, Bashar al-Assad, caso necessário para dissuadir ataques químicos, disseram nesta quinta-feira autoridades seniores dos EUA.

Acredita-se que o governo de Assad tenha mantido parte do seu arsenal de armas químicas apesar de um acordo russo-norte-americano sob o qual Damasco deveria entregar todas estas armas para destruição em 2014, disseram as autoridades.

As forças de Assad continuaram uso ocasional de armas químicas em números menores desde um ataque mortal em abril, que desencadeou um ataque norte-americano a míssil contra uma base aérea síria, disseram as autoridades em entrevista coletiva.

Características de alguns destes ataques recentes sugerem que a Síria pode estar desenvolvendo novos métodos e armas para usar químicos venenosos, possivelmente para dificultar o rastreamento de suas origens, disseram as autoridades, falando em condição de anonimato. Mas elas se negaram a fornecer detalhes.

Um ataque mortal a gás sarin em uma área tomada por rebeldes em abril fez com que Trump ordenasse um ataque a míssil no ano passado contra a base aérea de Shayrat, de onde supostamente a operação síria foi realizada.

"Nós reservamos o direito de usar força militar para evitar ou dissuadir o uso de armas químicas", disse uma autoridade, embora tenha se negado a especificar o quão sério um ataque químico precisa ser para gerar uma nova resposta militar dos EUA.

Caso a comunidade internacional não aja rapidamente para aumentar pressão sobre Assad, armas químicas sírias podem se espalhar para além da Síria e possivelmente até para "as costas dos EUA", disse uma segunda autoridade.

"Isto irá se espalhar caso não façamos algo", alertou a autoridade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade