PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI divulga vídeo no qual decapita suposto militar russo

9 mai 2017 - 11h33
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários
O filme, com mais de 12 minutos de duração e cuja autenticidade não pôde ser comprovada, foi divulgado nesta terça-feira em páginas jihadistas na internet.
O filme, com mais de 12 minutos de duração e cuja autenticidade não pôde ser comprovada, foi divulgado nesta terça-feira em páginas jihadistas na internet.
Foto: Ansa/Reprodução

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) publicou nas redes sociais um vídeo no qual assassina um suposto oficial russo, desdobrado na Síria como parte da intervenção de Moscou em apoio ao presidente desse país, Bashar al-Assad.

O filme, com mais de 12 minutos de duração e cuja autenticidade não pôde ser comprovada, foi divulgado nesta terça-feira em páginas jihadistas na internet por um escritório de comunicação do EI, em idioma russo e com subtítulos em árabe.

O uniformizado aparece no vídeo conversando com membros do EI e depois ajoelhado em uma paisagem desértica, diante de um combatente que, ao final, corta seu pescoço com uma faca.

O comandante, cujo nome é mencionado no vídeo em russo, agia supostamente de forma encoberta na Síria, da mesma forma que outros agentes da inteligência de Moscou, que o EI assegura ter descoberto.

Antes de ser assassinado, o militar admite perante a câmera "a derrota", depois que o Governo russo o abandonou e se negou a negociar por ele, e pede aos demais soldados que "abandonem a luta e se entreguem ao EI".

"Sou um exemplo: o EI propôs ao Governo russo (pagar) um resgate, mas este me abandonou, disse que não me conhecia e que eu não era cidadão do país", declara a vítima.

Aos demais soldados desdobrados no país, pede que não percam "a valiosa oportunidade, as portas do arrependimento estão abertas", em referência à rendição.

Se não fizerem isso, se sentarão "onde estou agora", acrescenta, um lugar não identificado onde ondeia uma bandeira preta do EI.

O membro do EI aparece com o rosto descoberto e seus traços poderiam indicar que é um combatente procedente do Cáucaso, mas não se identifica no vídeo.

Veja também

Avião espacial americano retorna de missão secreta após dois quase anos em órbita:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade