PUBLICIDADE

Oriente Médio

Egito propõe novo cessar-fogo em Gaza e fim de bloqueio

Os palestinos, incluindo o movimento Hamas que controla o território, estão dispostos a aceitar proposta

25 ago 2014 - 08h10
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente do Egito, al-Sisi, encontra o presidente palestino, Mahmoud Abbad, neste sábado
Presidente do Egito, al-Sisi, encontra o presidente palestino, Mahmoud Abbad, neste sábado
Foto: The Egyptian Presidency / Reuters

O Egito, que atua como mediador, propôs um novo cessar-fogo em Gaza, que incluiria o fim do bloqueio ao território para permitir a entrada de ajuda e material de construção, informou uma fonte palestina.

Os palestinos, incluindo o movimento Hamas que controla o território, estão dispostos a aceitar os termos da trégua, caso Israel aceite, completou a fonte à AFP.

A proposta adiaria as negociações sobre os pontos mais controversos, que impediram até agora um acordo de cessar-fogo duradouro, segundo a mesma fonte.

Um funcionário do governo egípcio confirmou que os mediadores entraram em contato com palestinos e israelenses para fazer uma nova proposta.

"Há uma ideia de cessar-fogo temporário que permitiria abrir os postos de fronteira e a entrada de ajuda e material de construção. Os pontos litigiosos seriam abordados dentro de um mês", disse a fonte palestina.

"Estaríamos dispostos a aceitar, mas esperamos a resposta israelense à proposta", disse, antes de pedir anonimato por considerar as negociações delicadas.

Um cessar-fogo anterior no conflito de Gaza fracassou em 19 de agosto, depois que os mediadores egípcios não conseguiram unir as posições entre as duas partes.

O conflito já matou mais 2.100 palestinos e 68 israelenses.

O Hamas insiste que uma trégua duradoura deve incluir o fim do bloqueio imposto à Faixa de Gaza há oito anos e permitir a criação de um aeroporto no território.

Israel exige o desarmamento do Hamas, movimento considerado uma organização terrorista por Estados Unidos e União Europeia.

Israel X Hamas: compare o poder bélico  Israel X Hamas: compare o poder bélico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade